domingo, 25 de novembro de 2012

Bola de Fogo é vista cortando o céu da região do Trairí na tarde de sábado (24)

Populares da região do Trairi afirmaram terem visto por volta das 17h30min do fim da tarde desse sábado (24) uma grande "bola de fogo"que cruzou o céu em grande velocidade deixando um rastro de fumaça e assustando algumas pessoas, tal avistamento foi divulgado pelo blogueiro Roniérick do blog Sítio Novo em Destaque que também viu o estranho fenômeno e o descreveu em seu blog, esse mesmo fenômeno foi observado por moradores de Tangará, Campo Redondo, Japi e Santa Cruz, possivelmente o evento também foi observado em outras localidades.

Constantemente nosso planeta é bombardeado por fragmentos espaciais, meteoritos e outros corpos celestes. Cálculos feitos pelo astrônomo Bill Cooke diz que bolas de fogo brilhantes ocorrem mais de 100 vezes ao dia. Cerca de 70% dessas bolas de fogo cruzam o céu em regiões desabitadas e oceanos. Boa parte desse fenômeno acontece durante o dia e devido à presença do sol passa despercebido aos nossos olhos.

O Astrônomo Rogério Mourão define o Meteoro ou estrela cadente como um fenômeno luminoso que ocorre na atmosfera terrestre, proveniente do atrito de um corpo sólido, oriundo do espaço, com os gases da atmosfera terrestre.


Os bólidos ou bolas de fogo são os meteoros muito luminosos de brilho igual ou superior ao dos planetas mais brilhantes tipo Vênus. Vez por outra esse fenômeno bastante comum é confundido com UFOs (Unidentified Flying Object) ou Ovni (Objeto voador não-identificado), as duas siglas traduzem o mesmo significado.

Por Jackson Félix (JK) *Autor de diversos trabalhos publicados pela Revista UFO e Bob Pratt para o jornal Mufon UFO Journal.

Nenhum comentário:

Postar um comentário